terça-feira, dezembro 21, 2010


Férias II - Guia

Eu irei viajar no ano novo para João Monlevade - MG. Sim, muitos nem ouviam falar, na minha opinião é uma cidade pequena (pouco mais de 75 mil hab.), mas é bem aconchegante.

Na minha opinião eu poderia passar o ano novo em Niterói - RJ com meu pai, mas (sempre tem um mas)a minha mãe não deixou. Só vou pra lá no carnaval :(

Pra mostrar pra vocês um pouco da cidade, resolvi fazer um "guia turístico" para quem tiver sem fazer nada e resolver dar uma passadinha lá.


SOLAR DE MONLEVADE – “Fazenda”
Propriedade do Sr. Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade. Construída no início do século XIX, pelos escravos, cuja edificação imponente dominou a paisagem do Vale do Piracicaba e, que, varando os tempos, tornou-se o marco histórico e o símbolo maior da civilização plantada pelo pioneiro francês. 
Visitação: Fica na Avenida Getúlio Vargas, de frente à ArcelorMittal, no Bairro Centro Industrial


IGREJA SÃO JOSÉ OPERÁRIO
Construída pela Companhia Siderúrgica Belgo Mineira (atual ArcelorMittal) e doada à comunidade em 25/09/1948. A arquitetura em formato de V disfarçado, faz alusão à Vitória, saudando o fim da 2ª Guerra Mundial em 1942/1945. Seu slogan foi inspirado na causa de Cristo. O Programa da Festa de inauguração lembra o arquiteto Iaro Burian que deixou perpetuado o V disfarçado de Vereda, Verdade e Vida. Primeiro Pároco: Padre Almir de Rezende Aquino. Pároco que ficou por 30 anos: foi Cônego José Higino de Freitas. 
Visitação: Fica na parte histórica de João Monlevade no Bairro Tieté. Aberta à visitação todos os dias, de 7 às 11 h. Rua Tapajós, 635. Fone: (31) 3851-3038. 



FLORESTA CLUBE DR. HENRI MEYERS
Antigamente era denominado Clube Caça e Pesca. É um local cercado por uma exuberante Mata Atlântica. 
Visitação: Localiza-se na Rua Paraúna, 560, Tieté. Aberto todos os dias, de 8 às 17 hs. Fone: (31) 3851-1787, falar com Jaime.


CEMITÉRIO HISTÓRICO
Local onde estão sepultados o pioneiro francês Jean Monlevade, o engenheiro luxemburguês Louis Ensch, além dos escravos que serviram no Solar da Fazenda Monlevade. 
Visitação: Saindo do centro comercial segue para o Social Clube, o Cemitério fica bem próximo. Aberto toda primeira segunda-feira do mês, de 8 às 18 hs. Rua Imbé, s/nº, Vila Tanque. 


FORJA CATALÃ
Composta por ferramentas e utensílios usados pelos escravos no início da atividade siderúrgica na região. 
Visitação: Fica na Avenida Getúlio Vargas, ao lado da Fazenda Solar, Centro Industrial. 


CEAM – Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal
Área da mata Atlântica preservada pela ArcelorMittal. Possui atrativos quanto a fauna e flora. Centro de Estudos por muitos estudantes. 
Visitação: Saindo do centro segue sentido Bairro Jacuí e depois para o CEAM. 


ALAMBIQUE VEIO DE MINAS
Uma das melhores cachaças artesanais do Brasil, segundo a Federação Nacional dos Produtores de Cachaça de Qualidade (FENAC). 
Visitação: 5ª e 6ª de 7 às 12 hs. Fone: (31) 3851-5613/3851-2086. 


SERRA DO SEARA (Turismo de Aventura)
Situada no ponto mais alto do município (1340 m), com ampla vista da região e pode ser explorado como ponto turísticos devido a extensa área verde rica em recursos naturais como flora diversificada e presença de nascentes. 
Visitação: Saindo do centro comercial segue pela BR 381 sentido ao Posto da Polícia da Polícia Rodoviária Federal chega-se a Serra do Seara. 

Outros Locais : 
• Areão Parque Ecológico(Já fui *-*) 
• Estádio Louis Ensch 
• “Pedreira do Brito” 
• Cachoeiras Taquaril 
• Paróquia Nossa Senhora de Fátima(Já fui *-*) 
• Casa Paroquial de Carneirinhos(Já fui *-*) 
• Igreja Santa Rita 
• Assembléia de Deus 
• Serra do Andrade 
• Gruta dos escravos 
• Incubadora de Empresas (Turismo de Negócios) 



0

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!

Espero que tenha gostado do blog e volte sempre!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.